Soluções para aproveitar melhor apartamentos pequenos
- Por Stéphany G. Prado
- 10 de mai. de 2017
- 4 min de leitura

Oi pessoal!
O post de hoje é destinado a você que mora em um apartamento pequeno, mas que independente do tamanho, quer decorar de uma maneira prática e eficiente, sem perder o aconchego e o charme! Mas aí você me pergunta: Dá pra ao mesmo tempo deixar prático pro meu dia-a-dia e confortável? Dá sim, é claro! Por isso mesmo que elaborei esse post, para te dar dicas e te orientar, já que tudo não passa apenas de organização de espaços. Veja a seguir.
Com o processo de crescimento das nossas cidades, o que se percebe é que em muitos casos não há mais opções para onde expandir em território. Uma das soluções encontradas nas últimas décadas e intensificada cada vez mais nos centros urbanos é crescer verticalmente, ou seja, prédio ao lado de prédio. Cada cidade possui uma legislação específica - o Plano Diretor - que estipula os parâmetros de ocupação do solo urbano, como por exemplo, quantos pavimentos esses prédios devem ter. Agora você me pergunta, por que está me falando tudo isso? É simples a resposta, porque isso influencia no tamanho dos novos apartamentos ofertados hoje no mercado imobiliário. Com os terrenos cada vez mais escassos, as incorporadoras tendem a cada vez mais diminuir as unidades para aproveitar melhor os índices de ocupação.
Para se ter uma noção, dados apresentados indicam que nos últimos anos, quase 30% dos apartamentos de São Paulo diminuíram de tamanho, ou seja, o tamanho médio de um apartamento passou de 130m² para 80m². Aqui em Jundiaí, cidade onde moro e tenho meu escritório, há cada vez mais apartamentos de 40m² sendo comercializados.
Mas tenha calma: isso não quer dizer que os espaços não possam ser aproveitados como um de 120m². Pelo contrário! Com as dicas certas que vou te apresentar agora você conseguirá ter um apartamento bem aconchegante, funcional e podendo parecer até maior, sabia?! Afinal, MENOS É MAIS!
Então vamos lá!
As sugestões que vou apresentar agora podem ser aproveitadas em qualquer um dos cantos do seu apartamento, porém foquei mais nos espaços de convívio.
#1 - Use Cores Neutras e Claras
Todas as cores tem um significado e um poder de simplesmente transformar o ambiente. Em espaços pequenos, elas podem colaborar dando a sensação de amplitude.
O emprego das cores no chão, nas paredes, nos detalhes de enfeites de decoração e nos móveis são determinantes para aumentar ou diminuir um espaço. Use as mesmas cores para integrar ambientes e cores mais fortes para os detalhes, como as almofadas, flores, quadros, tecidos...

Projeto de Ambientta Arquitetura utilizou tons de cinza e branco nas paredes e nos móveis, deixando apenas a cor para os detalhes de marcenaria e de enfeites de decoração. No piso, empregaram um laminado de tom neutro.

Nesta sala, projeto de Caroline Yasmin Gonçalves e Bárbara Pereira, foi utilizado um papel de parede que imita blocos na parede atrás do sofá, quebrando os tons pasteis, porém dando harmonia.

Eu particularmente ADORO este projeto! É uma casa de designers que utilizaram um adesivo 3D na parede atrás dos móveis que imita tijolo patinado branco. Junto com a iluminação, deu um efeito muito bacana, não é mesmo? Esse sofá vintage, junto da mesa de canto e de centro em tons mais retrôs fecharam o projeto com chave de ouro, sem contar com os quadros e as almofadas mais posterizadas.
#2 - Aproveite os "Cantos"
Quando se trata em aproveitar espaços, os cantos devem ser os primeiros a serem lembrados. Eles podem servir tanto funcional quando em questão de decoração. Na sala, pode servir de espaço para um sofá, um vaso, para guardar livros e porta-retratos e até mesmo uma luminária, dando aconchego e identidade ao local.

O projeto de Arq&Design Arquitetura abusou do sofá de canto, do espelho e de linearidade para ampliar o espaço da sala de estar.

Neste projeto de autor desconhecido (fonte Deconome), o canto da sala foi trabalhado em forma de nichos, servindo como estante para guardar objetos. Já tinha pensado nisso?


#3 Móveis Multifunção
Você tem uma coleção de DVDs, CDs, álbuns de fotos ou livros dos quais não gostaria de se desfazer por falta de espaço? Então abuse dos móveis multifuncionais. Veja só como eles poderão salvar a sua vida!

Veja esse painel de Tv ao lado. Além do rack embaixo dele com opção de gavetas, ele possui uma dupla face que vira nicho, podendo ser guardados os seus objetos de valor e coleção, sem ter aquele amontoado empilhado nas prateleiras e que carregam ambiente.

No mesmo projeto apresentado acima da Ambientta Arquitetura, a solução foi de integrar nichos e prateleiras junto no móvel que serve de balcão e mesa de jantar! Várias opções em um único móvel.
#4. Espelhos
Os espelhos são elemento fundamental para quem quer ampliar o seu ambiente. Veja só as imagens a seguir:

Esse espaço além de ser integrado, utilizou do espelho para aumentar o espaço da sala. (Via Tecnisa)

Vejam só como essa sala de jantar foi ampliada com o uso do espelho. (via Meira Martins Interiores)

Essa sala de jantar, além de ter sido ampliada com o espelho, parece bem mais espaçosa com o canto alemão (sofá em "L"), que é uma excelente dica nessas situações!
#5 Integrar Espaços
Quanto mais integrados forem os espaços quando o apartamento for pequeno, melhor! Isso porque as divisórias ou paredes podem diminuir a sensação de dimensão do lugar, além de que, como disse anteriomente, um móvel pode servir tanto de prateleira para um painel de tv, quanto para uma bancada de jantar, como nesse projeto a seguir.

Via Pinterest.
Muito bacana os ambientes acima né? Cada um dos itens merece um artigo específico, que trataremos ao longo das postagens, pois vale muito a pena ir mais a fundo de cada um deles.
Espero que tenham gostado!
Quanto aos demais ambientes, vamos falar em posts específicos, ok?
Até a próxima!
Comments